O RENASCIMENTO CULTURAL: UMA VOLTA AO PASSADO

renascimento1
Viagem à origem do mundo moderno
Série de História Viva mostra como os artistas do Renascimento inventaram uma nova civilização ao tentar reviver a cultura da Antigüidade clássica
por Bruno Fiuza

Dante, Petrarca, Bocaccio e outros pioneiros do humanismo: retomada dos clássicos colocou em xeque o pensamento medieval/Retrato de seis poetas toscanos, óleo sobre tela, Giorgio Vasari, 1543, Instituto de Artes de, Minneapolis, Minnesota
No século XV, a Europa passava por profunda transformação. Depois de quase mil anos de vida rural, fechada em si mesma, os pensadores e artistas do continente sentiam que algo ganhava vida no estagnado ambiente cultural da Idade Média.

A transformação, não por acaso, vinha da Itália. A península nunca se enquadrara no script da Idade Média e permanecera essencialmente urbana enquanto o resto da Europa se fechava na vida rural. Mesmo no auge do feudalismo, por volta do ano 1000, Veneza já era uma próspera cidade comercial.

Nada mais natural, portanto, que o mundo medieval começasse a ruir no ambiente urbano da república de Florença do século XIV. Buscando resgatar a herança cultural da Antigüidade clássica, o movimento humanista rompeu com a escolástica, filosofia medieval que explicava o mundo apenas a partir dos dogmas da Igreja, e anunciou o início de uma nova era nas letras e nas artes.

O ideal que orientava os novos tempos era, na verdade, uma busca pelo passado. No campo das letras, Dante retomava o modelo de poetas clássicos, como Virgílio, para compor sua Divina comédia. Ao mesmo tempo, Giotto di Bondoni resgatava a tradição clássica nas artes visuais. Os grandes modelos greco-romanos ressuscitavam. Era o início do Renascimento.

LEIA MAIS. CLIQUE AQUI.

8 comentários em “O RENASCIMENTO CULTURAL: UMA VOLTA AO PASSADO

Obrigado pela sua participação!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: