CONJURAÇÃO BAIANA – 1798 – MANIFESTO

conjuracao
CONJURAÇÃO BAIANA – 1798

O Poderozo e Magnifico Povo Bahinense Republicano desta cidade da Bahia Republicana considerando nos muitos e repetidos latrocínios feitos com os titulos de imposturas, tributos e direitos que são celebrados por ordem da Rainha de Lisboa, e no que respeita a inutilidade da escravidão do mesmo povo tão sagrado e Digno de ser livre, com respeito a liberdade e a igualdade ordena manda e quer que para o futuro seja feita nesta Cidade e seu termo a sua revolução para que seja exterminado para sempre o pecimo jugo ruinavel da Europa; segundo os juramentos celebrados por trezentos noventa e dous Dignissimos Deputados Reprezentantes da Nação em consulta individual de duzentos oitenta e quatro Entes que adoptão a total Liberdade Nacional; contida no geral receptaculo de seiscentos setenta e seis homens segundo o prelo acima referido. Portanto fas saber e da ao prelo que se axão as medidas tomadas para o socorro Estrangeiro, e progresso do Comercio de Açucar, Tabaco e pau brazil e todos os mais gêneros de negocio e mais viveres; com tanto que aqui virão todos os Estrangeiros tendo porto aberto, mormente a Nação Franceza, outrosim manda o Povo que seja punido com pena vil para sempre todo aquele Padre regular e não regular que no pulpito, confecionario, exortação, conversação, por qualquer forma, modo e maneira persuadir aos ignorantes, fanaticos e ipocritas; dizendo que he inutil a liberdade Popular; também será castigado todo aquele homem que cair na culpa dita não havendo isenção de qualidade para o castigo. Quer o Povo que todos os Membros militares de Linha, milicias e ordenanças; homens brancos, pardos e pretos, concorrão para a Liberdade Popular; manda o Povo que cada hum soldado perceba de soldo dous tustõens cada dia, além das suas vantagens que serão relevantes. Os oficiais terão aumento de posto e soldo, segundo as Dietas: cada hum indagará quaes sejão os tiranos opostos a liberdade o estado livro do Povo para ser notado. Cada hum deputado exercerá os actos da igreja para notar qualquer seja o sacerdote contrario a liberdade. O Povo será livre do dispotismo do rei tirano, ficando cada hum sujeito as Leis do novo Codigo e reforma de formulário: será maldito da sociedade Nacional todo aquele ou aquela que for inconfidente a Liberdade coherente ao homem, e mais agravante será a culpa havendo dolo ecleziastico; assim seja entendido alias….

Anúncios

55 comentários em “CONJURAÇÃO BAIANA – 1798 – MANIFESTO”

  1. essa pasta é um lixo. Eu buscava buscava a Inconfidencia Baiana não essa marmelada orrorosa.

    faça um favor aos internautas e a vc mesmo TIRE ESSA PORCARIA DA NET.

    Curtir

  2. era brincadeira mas vc tem q melhorar isso meu amigo é meu sem conteudo e um pouco confuso.

    se eu fosse vc eu melhorava rapidinho é só dar uma reformulada falô!!!!!!!

    Curtir

  3. ESTE NEGÓCIO ESTÁ ORRIVEL ! SOU PROFESSORA DE HISTÓRIA , E NAUM CONSEGUI ENTENDER NADA O Q VC QUIS DIZR ! MAIS E SÓ ARRUMAR ISTO OU APAGAR ESSE NEGÓCIO DA NET ! BRIGADU!

    Curtir

  4. ESTE TEXTO É UMA REPRODUÇÃO DE UM DOCUMENTO HISTÓRICO, DO PERÍODO. NÃO TEMOS AUTORIZAÇÃO PARA ALTERÁ-LO! FAVOR PESQUISAR O MESMO TEMA EM OUTROS SITES E BLOGS ATRAVÉS DO GOOGLE, POR EXEMPLO.

    AGRADECEMOS PELA ATENÇÃO,

    EQUIPE MANIA DE HISTÓRIA.

    Curtir

  5. Pra começo de tudo, a letra é muito pequena, e não se entende nada, o que eu pedi não estava na página! sinceramente.. precisa ser mais elaborado!

    Curtir

  6. Eu agrdcria mto se vcs mdfkcm esse site, pqe só os nerds pdm entndr isso aí cáara. Eu entndi só mtde do bglho, pqe o rsto fz droga com a minha kbça. A letra então… nem se fla. Para qem tm problema de visão então, msmo de óculos não entndi nda! Por favor, as pssoas querem aprndr, ou fzer trblhos sbre isso, e não fikr jlgndo o seu site por ser uma droga qe não dá para entndr ndik de nda. Já estou sbndo qe não posso mais cnfiar neste site pra fzer meus trblhos. Qero vr um site mlhor nisto, pqe isto nem dvria c chamar de site! Acho qe tds qe escrvram cmntários qerem o msmo qe eu (UM SITE MELHOR)!

    Curtir

  7. Nossa, está péssimo, poderozo com Z me dói o fígado. Considerando nos sem hífem dói meus rins. Coherente com H dói a unha do dedão do pé. Quem tem competência, faz a diferençaaaaaaaaa…. Tira essa merda daqui, antes que algum estudante apressadinho pegue essa bosta e dê Ctrl C + Ctrl V.

    Que lixo ¬¬’

    Curtir

  8. não está bem elaborado como a jéssyca luanda comentou essa história aí não se explica nada a letra já é muito pequena e para complicar ainda mais o texto é todo grudado ñ tem parágrafo nem nada .

    Curtir

  9. eu desc0bri que em 12 de agosto de 1798 um grupo espalaram pelas ruas uns plavetos anunciando uma luta proclamando ideias de liberdade
    gente essa hitoria e verdadeira ok beijos

    Curtir

  10. procuramelhorar pq ta difícil d +++++++++++++++++ q porcaria e conjuração baiana e não merda baiana ta entendeu ve se não faz besteira

    Curtir

  11. olha na minha percepçao isso nao ajudou-me em nada pois o q preciso é o tempo de duraçao , principais lideres , causas , e concequencias…
    por isso achoq deveria centyralizar nisto qnto tempo durou no que prejudicou e etc. novos textos mas nao grrandes (resumido mas completo)

    Curtir

  12. eu ache bom. poderia ser melhor mais nós não sabemos isto. por iso estamos pesquisando e não podemos criticar quem esta temtando nós ajudar!!!!!!!

    Curtir

  13. ESSE TEXTO TA UMA PORCARIA EU TENHO QUE ACHAR UMA COISA QUE PRESTE NÃO ESSE LIXO.
    E QUERIDA SE VC NÃO APRENDEU QUE BRAZIL NÃO SE ESCREVE COM COM ZZZZZ E SIM COM SSSSS ACHO BOM VC VOLTAR PARA A ESCOLA SUA BURRA.

    Curtir

  14. Oi! É belíssimo esse manifesto! As pessoas precisam entender melhor o movimento. Gostaria de saber se ele tem continuação e onde eu encontro o completo. Obrigada.

    Curtir

  15. nossa as palavras estão escritas totalmente erradas ,sei disso e sou burra ein!!!kkkkkkkkk não é sério desde quando “poderozo”é comZ? pelo amor de deus!!!

    Curtir

  16. NA MORAAAAAAAAAAAAAAAAAAAL..SÓ QUERIA SABER DE UMA COISA: PORQUE VOCÊS SÃO TÃO BURROS E EM VEZ DE ESCREVER “HORRÍVEIS” ESCREVEM “ORIVEL” NOSSA, ATÉ A TAL PROFESSORA ALI ESCREVEU ERRADO. PARABÉNS.

    Curtir

  17. Aff mt ruim…Nao deu para eu entender nada nesse texto…Arrumam isso ou exclui essa porcaria de texto…Quem escreveu isso perdeu mó tempo…Voçes estão mesmo é atrapalhando quem quer aprender ou preçisam de fazer trabalho….Isso serve para tirar 0 …ARRUMAM ISSO….

    Curtir

  18. que por caria ninquem merece vc é um burro isso ta uma merda ate uma criança de 5 anos fazia melhor vc nao aestudo ñ ñ sei pq eu ainda confio nesse sites tem que comfiar é no wikeped

    Curtir

  19. puta que paril quem foi o ou a vagabundo(a) que fes essa porcaria vai de fude desgraça tem gemte querendo aprende e vc fas uma porcaria dessa vai toma no teu rabovc devia aprende e pesquisar bastante antes de fazer um site so pra deixa claro galera assese meu site habbolella porfavor e me adicionem dudagembarskilima

    Curtir

  20. Pelo amor de Deus!!! O texto é um DOCUMENTO HISTÓRICO e não um resumo. Por isso tem a linguagem daquela época, que com um pouco mais paciência é muito simples de se entender. Não tem que ser reformulado ou reescrito!

    Curtir

  21. otimo para aprenderrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr

    Curtir

Obrigado pela sua participação!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.