CLEÓPATRA – RAINHA DO EGITO

cleopatra1
A real Cleópatra, muito acima da lenda

A última grande figura do Egito antigo sonhou um destino excepcional para seu país. Seu caráter era apaixonado, e ela exerceu o poder com notável gênio político.
por Marcel Brion

Fragmento de um relevo que se acredita ser um retrato de Cleopatra. A imagem provavelmente esta inacabada ou era usada por escultores como modelo
Após o assassinato de sua filha Berenice, restavam a Ptolomeu Aulete quatro filhos legítimos: dois meninos, ambos chamados Ptolomeu, e duas meninas, Arsinoé e Cleópatra. Quando o faraó morreu, os meninos eram bem pequenos e Arsinoé tinha 14 anos. Quem assumiu o poder, no ano 51 a. C., foi a mais velha, Cleópatra. Aos 17 anos, ela já era admirada por suas qualidades de estadista, inteligência, energia, sentido de grandes projetos e, também, paciência e tenacidade.

Crescera em meio ao tumulto e à angústia da guerra, da invasão. Conheceu a humilhação da ocupação estrangeira, a arrogância e a brutalidade dos romanos, os caprichos rústicos e ruidosos daquela população mestiçada que habitava Alexandria, a docilidade e a resignação dos camponeses curvados pelo peso de milênios de submissão. Por mais que tivesse orgulho de sua ascendência real e de sua herança macedônica, sentia uma profunda simpatia pelo povo egípcio, com suas virtudes ancestrais, seu amor pela paz, sua harmonia com os elementos e as estações do ano.

Ela não era egípcia; seu sangue se constituía de heranças gregas, macedônicas e persas. Pertencia ao Egito pela inteligência e coração. De natureza generosa, orgulhosa e ousada, ela se indignou quando o jugo de Roma pesou sobre aquele país cuja civilização era tão mais antiga e refinada. Acalentou o sonho e a a ambição de livrar seu povo da tirania estrangeira. Todos os atos de seu governo e seu comportamento pessoal indicam que Cleópatra desde sempre acalentou a possibilidade de reinar sobre um vasto domínio, além- fronteiras. É imperioso abandonar o clichê da Cleópatra voluptuosa, ocupada apenas com paixões e prazeres. Ou, ao menos, é preciso reconhecer que, se essa Cleópatra realmente existiu, ela não era sua única face. Seu caráter e seu temperamento afastam qualquer tentativa de delimitação. A obstinação de definir de modo tão apequenado uma personalidade de prodigiosa complexidade não resiste diante das afirmações dos melhores historiadores da dinastia ptolomaica, que reconhecem todos nessa mulher as qualidades e as ambições de um grande rei.

LEIA MAIS. CLIQUE AQUI.

35 comentários em “CLEÓPATRA – RAINHA DO EGITO

  1. Adoro ler sobre o inicio da civilização no planeta. Conhecer a vida dos reis e rainhas é um adádiva sem preço. Passo meus momentos mais agrádaveis pesquisando história da nossa gente.

    Curtir

  2. É facinante a história de Cleopatra,eu sempre a admirei,pelos amores e pela coragem em que ela enfretou tudo e todos para ser rainha,principalmente eu a admiro porque eu sei que na quele tempo as mulheres não tinham direito algum e era submiças ao maridos e país.Não tinham opiniões a nada e ela mostrou-se admirada e respeitada devido a sua inteligência e criatividade.

    Curtir

  3. eu adoro a cleopatra e adorei saber da historia real dela.
    AE POVO DESCOBRI: sempre acham coisas dela perdidas pelo mar ne? MAS um pouco mais alem encontraram uma porta que parece ser um templo subterranio, que era de cleopatra e dizem que esse tipo de templo so era propriedade dela. (ATENÇÃO:historia do templo, provada por pesquisadores.ENTÃO, não duvide)
    Le *-* ;-D

    Curtir

  4. eu amooo historias do egito mais odeio essas criancinhas k pensam k um site desses é tiete pra dizer eu sou filha de cleopatra ou eu sou cleopatra sei onde ela esta enterrada e onde ta o tesouro dela affs

    Curtir

  5. esa historia nao e a verdadeira prq a cleopatra se matou por julio cesar q ia prender ela e ela nao qria se umilhar entao se matou com suas empregadas dentro do seu proprio quarto com uma cobra naja… e o quarto dela foi explodido por ele…

    Curtir

  6. É verdade que cleopatra matou seus dois irmaos(depois de se casar com eles) e aprisionou sua irmã mais velha para se apoderar do trono?

    Curtir

Obrigado pela sua participação!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: