BREVE HISTÓRIA DO ESTADO DE PERNAMBUCO

pernambucoDesejando acelerar o ritmo da colonização das terras brasileiras, D. João III resolve introduzir um novo sistema político-administrativo, que recebeu o nome de Capitanias Hereditárias. Através deste sistema, pretendia o rei de Portugal executar um rápido desenvolvimento da colônia com um mínimo de desgaste dos cofres reais, pois caberia a cada Donatário (nobre português que recebia a doação de um lote de terra ou Capitania) arcar com todas as despesas para explorar e colonizar a capitania mediante a concessão de alguns direitos aos Donatários tais como o de ministrar justiça, distribuir terras aos colonos, arrecadar os impostos e fundar povoações e vilas, esperava o rei que eles contribuíssem para o rápido povoamento do litoral brasileiro, a fim de impedir a invasão por piratas e corsários nos seus portos ou praias. Dando continuidade ao seu plano, D. João III inicia a primeira fase das doações, que vai de 1534 a 1536, compreendendo as primeiras quatorze Capitanias Hereditárias no Brasil. Falaremos da Capitania de Pernambuco ou Nova Lusitânia. A Capitania de Pernambuco ou Nova Lusitânia, com 60 léguas, localizava-se compreendida entre os rios Igaraçu e o São Francisco. E foi concedida a Duarte Coelho, navegador e soldado da Ásia. Pernambuco foi uma das duas Capitanias que obtiveram um relativo êxito. Com o êxito de duas capitanias, o Rei de Portugal continuou com o sistema e criou o Governo Geral. Em Pernambuco, se estabeleceram vários engenhos, onde a cana de açúcar era o principal produto na lavoura e a mão de obra era escrava. Criou-se a sociedade açúcareira dos grandes latifundiários da cana de açúcar.

LEIA MAIS…

8 comentários em “BREVE HISTÓRIA DO ESTADO DE PERNAMBUCO

  1. Pois é, o Brasil foi doado a essa gente, que enriqueceu às custas da exploração do trabalho escravo. São exatamente os seus herdeiros, apegados aos seus bens, que hoje são contra a reforma agrária, que nada mais é do que se fazer justiça social diante do enriquecimento sem causa dos donatários e dos senhores donos de engenhos. Só quero registrar que todos eles são devedores de trilhões de reais às classes trabalhadoras, pois suas riquezas foram fruto do suor e do sangue e do sofrimento de muitos negros e de muitas negras.

    Curtir

  2. É Muito bonita a História de Pernambuco. é nessessário que todos os Pernambucanos sem duvida conheçam a sua história. mais, Não devemos esquecer, que toda essa riqueza foi construida com o suor dos negros. E como se não bastasse, ainda por cima, com a libertação em 1888, os que diziam ser seus senhores abriram as porteiras jogano-os nas ruas como se fossem uns bandos de vagabundos. E adotando uma nova mão de obra. A dos imigrantes.Não seria melhor se esses que se diziam seus senhres tivessem aproveitado seus próprios escravos? Dando-lhe uma vida digna de uma pessoa que tanto contribuiu para o seu proprio desenvolvimento ?. Tanto nos engenhos quanto para o seu proprio Estado.Só tenho a lamentar por eles não terem penssado assim.

    Curtir

  3. É Muito bonita a História de Pernambuco. É nessessário que todos os Pernambucanos sem duvida conheçam a sua história. mais, Não devemos esquecer, que toda essa riqueza foi construida com o suor dos negros. E como se não bastasse, ainda por cima, com a libertação em 1888, os que diziam ser seus senhores abriram as porteiras jogando-os nas ruas como se fossem uns bandos de vagabundos. E adotando uma nova mão de obra. A dos imigrantes.Não seria melhor se esses que se diziam seus senhores tivessem aproveitado seus próprios escravos? Dando-lhe uma vida digna de uma pessoa que tanto contribuiu para o seu proprio desenvolvimento ?. Tanto nos engenhos quanto para o seu propio Estado.Só tenho a lamentar por eles não terem penssado assim.

    Curtir

  4. a história do nosso estado é algo maravilho, mesmo sabendo que foram os negros que contribuíram para essa nossa realidade temos muito o que agradecer a eles, que infelizmente foram desprezados e humilhados após receberem a sua liberdades,e sendo substituídos por imigrantes que pouco fizeram e tiveram privilégios como salários, porque não contrataram os negros? o nosso estado é muito rico em sua cultura e na sua história é preciso que nós pernambucanos se interesse em resgatar e conhecer melhor a nossa história para poder valorizar ainda mais o nosso estado.

    Curtir

Obrigado pela sua participação!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: