Universidade Pública / Quanto contribui para o desenvolvimento do Brasil

Neste momento delicado de tantos ataques às Universidades Públicas do Brasil, com intuito claro de privatizar o ensino, deixando os mais pobres de fora do curso superior. É urgente divulgar artigos científicos que comprovem a eficácia dessas instituições e seu compromisso histórico com o desenvolvimento do nosso país. O Mania de História chega neste momento para dar a sua contribuição e reforçar as manifestações que tomam conta da nação em defesa dos nossos centros acadêmicos, difundido essas opiniões e artigos científicos.

As universidades públicas são as grandes responsáveis pela produção científica brasileira. Foi isso o que apontou um relatório da organização Clarivate Analytics, disponibilizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e que trata sobre pesquisas científicas realizadas no país entre 2011 e 2016. 

Das 20 instituições brasileiras com as maiores produções, 15 são universidades federais e cinco estaduais. A UFV aparece na lista apresentada no documento (confira quadro ao lado). “A predominância absoluta das universidades públicas na produção de Ciência e Tecnologia (C&T) no Brasil deveria implicar maior investimento no setor e não o corte de orçamento, que é o que vêm fazendo os últimos governos. É também um dos fatores ligados ao custo das instituições públicas, que procuram manter o tripé ensino, pesquisa e extensão.

Leia mais aqui

Autor: luislins

Pernambucano, Casado, quatro filhos, Servidor Público.

Obrigado pela sua participação!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.