OPINIÃO / Ciências Humanas, quem precisa delas? Imaginar que a formação das Humanas atrapalhe o país, gastando recursos escassos sem retorno garantido, é como achar que de nada adianta investir em saúde, já que todos vamos mesmo morrer

Excelente artigo de opinião que merece ser replicado num momento tão obscuro da nossa história. Fica aqui toda a solidariedade aos professores e profissionais de pesquisa que nos ajudam a entender melhor a sociedade para que todos possamos viver melhor, sermos mais humanos.

Segue aqui a matéria completa.

Publicado por luislins

Pernambucano, Casado, quatro filhos, Servidor Público.

2 comentários em “OPINIÃO / Ciências Humanas, quem precisa delas? Imaginar que a formação das Humanas atrapalhe o país, gastando recursos escassos sem retorno garantido, é como achar que de nada adianta investir em saúde, já que todos vamos mesmo morrer

  1. Civilização e Fé.
    A realidade é extensa, complexa e dinâmica; e o conjunto de informações recolhidos pelas várias ciências formam o espectro do conhecimento humano; tal quais pessoas e sociedades sabem atualmente; após, milênios de história, pesquisa e aprendizado.
    O método científico não é exclusivo, dessa ou daquela disciplina, mas se aplica a todas as áreas do conhecimento para equacionar possibilidades e propor soluções.
    Cabem as pessoas e as sociedades decidirem como fazer o melhor uso do conhecimento acumulado e herdado pela história humana.
    Há sempre uma decisão ética presente nas escolhas de cada pessoa, independente do seu grau de poder.
    É a escolha ética entre o bem e o mal. É uma escolha básica e fundamental que direcionará o movimento de cada indivíduo.
    E cada indivíduo tem um grau de autonomia e alcance de suas próprias ações; e pautar seu movimento por juízo e por escolhas justas, em direção ao bem; trariam a si próprio e as comunidades, melhores chances de uma convivência mais produtiva, saudável e pacífica para todos.
    Assim, exceções e contrariedades seriam tratadas sob a ética geral do bem comum, para serem digeridas, implementadas ou descartadas; e não como uma imposição de segmentos sociais alheios as melhores soluções possíveis para a comunidade em geral.
    Dessa maneira, acredito que as pessoas não se tornariam reféns, umas das outras; sujeitas aos mandos e desmandos, desses ou daqueles; e aos caprichos dessa ou daquela política.

    Curtir

Obrigado pela sua participação!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: