O POVOAMENTO DA AMÉRICA

pedra
Povoamento das Américas: um debate sem fim

O cenário

Milênios antes do período geológico e climático atual, o clima da Terra era mais frio. Grandes geleiras estendiam-se imediatamente ao norte das regiões hoje ditas temperadas do hemisfério norte; na maior parte das regiões intertropicais, embora o clima não fosse tão frio, imperavam climas geralmente mais secos que os de hoje. Como as águas ficavam retidas sob a forma de gelo nas zonas polares, o nível dos oceanos era cerca de 100m mais baixo. Assim, podia-se transitar a pé por uma passagem de terra entre a Sibéria e o Alasca na região da Beríngia. Com as precipitações, as geleiras aumentavam, bloqueando essa passagem. Os períodos em que a travessia podia ser feita eram, portanto, bastante restritos.

A probabilidade de que alguma leva de imigrantes tenha vindo pelo mar há mais de dez mil anos, quando as técnicas de navegação eram muito precárias, é remotíssima. A propósito, o povoamento das ilhas do Pacífico é comprovadamente muito mais recente.

Infelizmente, as regiões através das quais os imigrantes asiáticos alcançaram a América do Norte estão hoje sob as águas geladas do Ártico ou foram em algum momento ocupadas por geleiras. Os mais antigos locais de habitação da Beríngia e do Alasca encontram-se, portanto, submersos ou foram destruídos pelo gelo. Os sítios identificados pelos arqueólogos localizam-se mais ao sul e não correspondem às regiões habitadas pelas primeiras gerações de colonos.

Os indícios

Vestígios inquestionáveis da presença humana entre 12 e 11.500 anos atrás foram encontrados em abrigos ou, mais raramente, a céu aberto, na Califórnia e México (América do Norte) e no Chile central, no Peru e nas regiões Central e Nordeste do Brasil (América do Sul). Os sítios que permitem essa afirmação categórica contêm instrumentos de pedra lascada feitos com matéria-prima de boa qualidade trazida de fora da região. Muitos desses objetos, produzidos por meio de golpes certeiros, são complexos demais para terem sido feitos por fenômenos naturais. Foram datados a partir do carvão de fogueiras e, por estar associados a artefatos, pode-se inferir que resultem de ação humana. Muitas vezes os sítios apresentam ainda vestígios alimentares característicos.

O estudo das condições de deposição do sedimento (a terra dentro da qual se encontram os vestígios) permite verificar que não houve perturbações tardias capazes de misturar objetos recentes e antigos. A partir de onze mil anos atrás, aparecem também esqueletos, particularmente numerosos nas imediações de Lagoa Santa, Minas Gerais: Lapa Vermelha, Cerca Grande e Santana do Riacho.

Há vários sítios, no Brasil inclusive, com indícios de uma ocupação possivelmente mais antiga. Infelizmente, todos apresentam algum problema que impede de se chegar a uma conclusão definitiva. Vários parecem conter instrumentos de pedra, mas estes são feitos a partir de rochas do próprio local ou podem ter sido trazidos por fenômenos naturais. São tão toscos que o lascamento rudimentar pode ter resultado de um choque acidental: pedaços de blocos do teto, ao cair uns sobre os outros durante milênios, acabam se lascando espontaneamente. Restos de carvão e pedras queimadas podem ter sido produzidos por ação de raios. Embora, em outros casos, instrumentos e fogueiras pareçam inquestionáveis, há indícios de que as camadas sedimentares foram perturbadas e de que os vestígios arqueológicos podem ter-se infiltrado a partir de uma camada sedimentar mais recente.

Não há por que recusar a priori a possibilidade de uma presença humana mais antiga na América, mas os indícios propostos devem ser meticulosamente avaliados. Muitas vezes os arqueólogos acabam interpretando os dados disponíveis de modo divergente, fazendo com que o público não saiba em quem acreditar. Nos últimos anos, foi divulgada na imprensa a existência de sítios que comprovariam a presença do homem no Brasil há dezenas e até centenas de milhares de anos. É preciso que se saiba que os especialistas estão longe de alcançar unanimidade em torno desse assunto. De qualquer modo, se havia gente no sul dos Estados Unidos a 11,5 mil anos atrás e no Chile a 12.500 anos atrás, deduz-se que seus antepassados tenham chegado ao norte do continente — a milhares de quilômetros de lá — muito tempo antes.

A única possível conclusão é, quaisquer que sejam os trabalhos relacionados as Antigüidades, das mais distintas áreas do conhecimento, eles fornecem hipóteses reflexivas e de comparação que permitem levar mais longe a análise, e isto em todos os setores da ciência, contribuindo para um conhecimento mais profundo da história humana.

Os atores

Quem eram os primeiros imigrantes? Nada podemos dizer a respeito de possíveis indígenas anteriores a doze ou onze mil anos atrás. Verifica-se, no entanto, a partir desse instante a presença de populações muito diferentes tanto dos atuais asiáticos como dos índios modernos. Só a partir de aproximadamente oito mil anos atrás é que aparecem vestígios de homens com traços asiáticos, ditos “mongolizados”, já bastante parecidos com os indígenas atuais.

Estudos muito recentes sugerem que os primeiros habitantes das Américas (autores da cultura Clóvis nos Estados Unidos e de outras culturas da mesma época na América do Sul) descendiam de uma população não mongolizada da Ásia central. Parte dessa população teria migrado para o sul, chegando à Austrália, enquanto outra parte teria viajado para o norte, penetrando as Américas. Pode-se, assim, explicar a semelhança entre o chamado Homem de Lagoa Santa e as populações aborígines da Austrália, embora tenhamos certeza de que não houve navegação entre esses dois continentes. Na região de origem, esses primitivos Homo sapiens teriam sido substituídos por populações mongolizadas, que, por sua vez, produziram novas ondas migratórias em direção às Américas.

Essa hipótese, ainda em discussão, sugere que quatro ondas migratórias principais vindas da Ásia penetraram as Américas (os esquimós são representantes da última delas), sendo que pelo menos duas teriam alcançado a América do Sul.

Podemos chegar a um julgamento definitivo?

Enquanto a arqueologia fornece provas definitivas da presença humana na América entre 12,5 e 11 mil anos atrás, lingüistas e estudiosos de ADN mitocondrial acreditam que a diversificação biológica e lingüística que se verifica no continente permite supor um período de tempo maior, da ordem de vinte a trinta mil anos. Os arqueólogos não devem descartar essa possibilidade, mas o fato de os primeiros colonizadores terem sido provavelmente pouco numerosos faz com que sejam remotas as chances de identificação de seus vestígios. Caso alguns dos sítios polêmicos mencionados anteriormente sejam de fato marcas da sua presença, isso significaria que seus habitantes trabalhavam a pedra de modo muito grosseiro se levarmos em conta a habilidade de populações contemporâneas de outras partes do mundo. Mas essa hipótese é plausível, já que, sobretudo em meio tropical, a madeira pode ter sido muito mais utilizada do que a pedra.

Os cientistas devem, portanto, continuar buscando indícios dos primeiros americanos e discutir sua validade caso a caso. O papel da controvérsia na arqueologia, que não está no domínio das ciências experimentais, é essencial. Os “advogados do diabo” são necessários para obrigar os que defendem a existência de sítios supostamente pleistocênicos na América a controlar suas informações, refinar seus argumentos e comprovar suas asserções. Mas nem sempre é fácil manter as discussões sobre esse tema — o mais polêmico da arqueologia americana hoje — nos limites da elegância desejável.

In: Ciência Hoje, vol.25, nº149, maio 1999

André Prous

Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas/Museu de História Natural,

Universidade Federal de Minas Gerais

Pesquisador do CNPq responsável pela Missão Arqueológica Franco-Brasileira de Minas Gerais

Publicado por luislins

Pernambucano, Casado, quatro filhos, Servidor Público.

91 comentários em “O POVOAMENTO DA AMÉRICA

  1. esse site e o piorque eu ja vi ñ aprendi quase nada para faser minha prova !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    melhorem esse site!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Curtir

  2. Gostei muito apesar do texto ser bem grandinho.Émuito interessante apesar eu que gosto muito deler e estudar.Maira ou Mel ouMairinha

    Curtir

  3. que buceta isso ai parece que enquanto vc escrevia isso estava lendo um livro de drogas.esse site pra mim eh o cúúúú merdado quem invento isso eh uma vaca prostituida ou um boiola do caralho gay e puto

    Curtir

  4. esa porcaria,merda,bosta odeio essa disgraça.
    temos que fzer uma mudança geral,colocamos uns
    filmes proibidos para menores de 18 ano e fica legal

    Curtir

  5. Odiei esse site !Ecooooooo disso ,não compenssa nem gastar saliva lendo isso .Eu falo para vcs por que eu gastei minha saliva e culpa desse site meu trabalho estava errado!Xatisse ecoooooooooooo

    Curtir

  6. Que povo mais linguarudo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!.

    Curtir

  7. ™esse site rsrss e tao legal pra que ter inimigos se ele ja detona vc queria estudar pra prova rsrsrs me dei de mal rararaaaa. nada a ver T.O.B ESPORTE CLUBE BAHIA NINGUEM NOS VENCE EM VIBRACAO™

    Curtir

  8. ke merda é essaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    Caralhoooooo

    Curtir

  9. toTORCIDA ORGANIZADA BAMOR NINGUEM NOS VENCE EM VIBRAÇAO BOTA A CARA COMEDIA \\\ O PROXIMO QUE FALAR DE MIM DIZ ONDE MORA N DA CASA BOTA CARA … …. ..BAMOR, T.O.B , ESPORTE CLUBE BAHIA, TERROR, TRICOLOR SALVADOR É TUDO NOSSO

    quem sou eu:
    PRA VOCÊS QUE SÃO DA BAMOR E NUNCA DESISTE DE CONSEGUI O QUE QUER ENTÃO VOCÊ VEIO AO LUGAR CERTO!
    VAMOS TÁ SEMPRE COM NOSSO BAHIA E DESISTIR JAMAIS PORQUE A LUTA SEMPRE VAI CONTINUAR”!!!!
    VAMOS TORCER E ACREDITAR
    POIS 2011 NÓS ESTAREMOS NA
    SERIE “A” ONDE É O NOSSO LUGAR DE
    DIREITO… E EM 2012 NA LIBERTARODES
    RUMO A TOKIO POIS “SOU BAMOR E NÃO DESISTO NUNCA”

    █║▌│█│║▌║││█║▌│║
    © 100% ORIGINAL 100% OFICIAL ®
    “RECUSE IMITAÇÕES”

    bamor não briga → dá porrada
    bamor não vai em festa → vai pra Balada
    bamor não cai→ capota
    bamor não faz amor → fode
    bamor não entende → se liga
    bamor não entra → invade
    bamor não mata → destrói
    bamor não pede → impõe
    bamor não fala → Troca ideia
    bamor não Canta → Vibra e Grita
    bamor não dança → Pula
    bamor não é Lenda → é Torcida
    bamor não tem camisa→ Tem Camisão
    bamor não imita → Cria
    bamor não é qualqer Torcida → bamor é A Torcida
    Sou Da Bamor e Quem Não è Um Temendo \Zé mané

    NOME:PAULO
    *VAMOS BRINDAR O DIA DE HOJE…
    PORQUE O AMANHÃ SÓ P

    Curtir

  10. me arrependi de ter colocado isso como comentario deus que me livre esse site tem que dar uma melhoradinha em esse site não me ajudo em nada tambem não tem nada de interesante só feis eu ter que copiar umonte de coisa para o meu trabalho de história esse site é uma verdadeira merda!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Curtir

  11. que merda mesmo nao te lido mas parese que nao presta FFFFFFFFFIIIIIIIIILLLLLLHHHHHHHHOOOOOOO DDDDDDUUUUUMAAAA PPPPPPPPPPUUUUUUUUUUUUUTTTTTTTTTTTTTTAAAAAAAAAAAAA VAI DA O CUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU PO TEXTO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Curtir

  12. mas qi MeRdA esse site! eu nem li mas so pelos comentarios ja da pra ter uma ideia de como e!!!!
    delet esse site e ve se faz um q presta!!!

    Curtir

  13. Milênios antes do período geológico e climático atual, o clima da Terra era mais frio. Grandes geleiras estendiam-se imediatamente ao norte das regiões hoje ditas temperadas do hemisfério norte; na maior parte das regiões intertropicais, embora o clima não fosse tão frio, imperavam climas geralmente mais secos que os de hoje. Como as águas ficavam retidas sob a forma de gelo nas zonas polares, o nível dos oceanos era cerca de 100m mais baixo. Assim, podia-se transitar a pé por uma passagem de terra entre a Sibéria e o Alasca na região da Beríngia. Com as precipitações, as geleiras aumentavam, bloqueando essa passagem. Os períodos em que a travessia podia ser feita eram, portanto, bastante restritos.

    Curtir

  14. Isso é para expresão de alguns cometários de que eu li, são os reflexos dos pais maus preparados em compra um computador e pagar uma internet para sus filhos que sao suas caras que pais. untremendo babacas que se acham que pode usar suas educação que voces como imbecis derem para esses seus filhos super culto e educadissimo., ele são seus reflexos de meros covardes que ele aprontam com voces que nao sabem educar conseveridade uma geração falida de conhecimeto.
    ao senhor o senhara dona deste blog a materia e perfeita muito bem elaborada
    Parabens.

    Curtir

  15. q bom vcs sao um bando de iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiddddddddddddddddddddddddddddiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiioooooooooooooooooooooooooooooootttttttttttaaaaaaaaaaaaaaaassssssssssssssssss
    vao da o ccccccccccccccccccccccccccccccccccuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu na esquinnnnnnnnnnnnnnaaaaaaaaaaaaaaaaa

    Curtir

  16. oi pessoal,

    esse site ai eh mto bom mais v6 podiam resumir um pouco mais os assuntos,
    para facilitar mais a gente que acessa.
    Ai vai ser bem melhor para v6 e para noh que naum precisaremos ler tanto.

    Vlw galera
    e espero que adotem essa minha opinião.
    e soh isso mais v6 estão de parabens,
    continuem assim
    se der vão para melhor
    v6 tem mto sucesso.

    Curtir

  17. gente eu preciso que alguém responda essa qustão pra mim !

    Faça um resumo das principais discuções existentes em torno do povoamento da Améria .

    bjs ;**

    Curtir

  18. se uma pessoa escreve errado nao pode falar da outra,e esse site nao e um dicionario de palavras fortes…………Deus e o criador,so ele pode julgar…

    Curtir

  19. pergunta: o estreito de bering seria o unico caminho a pé transitavel a época
    ou existe outro espaço pelo sul por exemplo visto que estudos comprovam que os paleoindios chegaram depois dos negroides por exemplo. se realmente foram negroides os primeiros traduz-se que essa travessia fosse feita pelo sul e nao norte ??

    Curtir

  20. O OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
    R RRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR
    I IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII
    V VVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVV
    E EEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE
    L LLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL

    Curtir

  21. parem de reclamar, quero ver se fossem vocês bando de idiotas vocês proucuraram este saite por que não sabiam de nada além de ter informações necessárias é um bom texto

    Curtir

  22. não entendi nada para fazer minha prova ve se faiz auguma coisa de ultil depois ra mim estudar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Curtir

  23. Quee merdaa minha prof mando fazer um exercicio,perguntando quais sao as origens dos povoadores da america pra amanha(02/04/12) Alguem pode fazer um comentario falando???

    Curtir

  24. ME ajudeem!!eu peço PFF E PRA AMANHA(o exercicio com a seguinte pergunta quais as origens dos povoadores da america?),talvez isso nao seja possivel! mais quem tentou me ajudar hoje obrigada!! ” bjao sz “” quem tentou ajudar por favor NOS FINAIS DOS COMENTARIOS ESCREVA ASSIM EU TENTEI TE AJUDAR!” NAO CUSTA NADA VAI POR FAVOR !! a quem tentou um obrigado…s2 …sz…s2…sz..s2…sz….s2…sz…s2…sz…s2…sz…s2

    Curtir

  25. ooopps:a pessoa a cima sou eu a leia por favor o comentario me ajudem!! obrigada e a …sz…s2 me ajudem! bjao

    Curtir

  26. VAMOS FAZER UMA CAMPANHAA ?? AJUDEM A MENINA A CIMA E ME AJUDEM TAMBEM! no seu comentario escreva qual cor vc prefere rosa,roxo,preto,branco sinza verde,azul,laranja adorroo pink jente mais votem bjj bjj.. ass:GRILL PINK

    Curtir

  27. aaaaaaaaaaaaaaaaaiiiii adoro pink tambemmm fazemos otimo par!! ai pink para sempre!! hehe tenho 15 anos aaaaai gentee pink e lindo votem e façam oque ela pediiu ela tem direito e do grupo pink de menos a menina antes dela afffs…mais por peninha ajudem ela!!votem hein r=pinkroxo,prerto,blanco,siinzaa verdeazullaranja adoooorrro pink

    Curtir

  28. ai ai nn percam tempo com isso e ajudem a menina acima antes da kailane e da griil pink e nisso que tenque votar!!eu ajudaria se soubesse** 😦

    Curtir

  29. que bosta e esse site…naum ensina nada 😦 prova de histooriia :< vai td mundo dessa pagina cata coquinhoo eu sou linnda de classe e tds vcs feioss

    Curtir

  30. por vc eu bebo o mar de canudinhoo e atravesso o polo norte de chortinho ando descalço no vulcao em erupçaAOOfaço de td pra ganha seu coreaçaao<3 sz

    Curtir

  31. PARA MIM QUE ESTOU NA 5 SERIE NAO E BOM POIS NAO PRECISO DE TODO ESSE CONTEUDO ,MAS PRA QUEN ESTA NA 8 SERIE E OTIMO SABER DE TUDO ISSO PRA QUEN TEM ESSA MATERIA E CLARO NE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! BURRO

    Curtir

  32. Hi! Someone in my Myspace group shared this website with us so I came to look it over. I’m definitely loving the information. I’m bookmarking and will be tweeting this to my followers! Great blog and terrific design and style. gefkdeekaedf

    Curtir

Obrigado pela sua participação!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: