ABREU E LIMA – O LIBERTADOR DAS AMÉRICAS

*Por Humberto França escritor

O patrimônio admirável de Pernambuco, seus filhos: Joaquim Nabuco, Frei Caneca, Abreu e Lima e tantos outros, mestres do pensamento, ousados na formulação de idéias revolucionárias, célebres na capacidade inventiva de luta, se constitui no lastro onde se vai edificando o futuro do Estado e nossa pernambucanidade.

Se não nos bastasse o filho mais célebre, Joaquim Nabuco, atualmente, objeto de estudos, de dezenas de artigos e centenas de referências em jornais e livros do País e do Exterior, quando do lançamento pela Fundação Joaquim Nabuco e Editora Bem-Te-vi, dos Diários de Joaquim Nabuco, hoje, em face do anúncio da construção de uma refinaria de petróleo no nosso Estado, desponta o nome do general Abreu e Lima. Exceto pela denominação de uma cidade, um quase desconhecido.

É possível que pouquíssimos pernambucanos conheçam suas idéias, vida e luta. Conclui-se, desse modo, que necessitamos mais do que nunca, de estudar, divulgar, discutir o ideário e a trajetória daqueles que tanto contribuíram para a formação do Estado e também fazem a história, o presente e o futuro do Brasil. Temos o dever de incentivar, por todos os meios educacionais, a livre distribuição do conhecimento histórico sobre aqueles que se distinguiram. Os países latino-americanos, nossos vizinhos, geralmente cuidam muito bem de sua História.

José Inácio de Abreu e Lima nasceu no Recife em 6 de abril de 1794. Tornar-se-ia um cosmopolita, um herói revolucionário de duas nações, um libertador das Américas. Sim, é pernambucano um dos grandes líderes das guerras de libertação do Continente Americano.

Abreu e Lima, como se tornou conhecido, era filho de um padre, João Inácio Ribeiro Abreu e Lima, o Padre Roma, herói da Revolução Pernambucana de 1817. Após a derrota dos revolucionários, esse Padre Roma seria acusado, preso e enviado para a Bahia, onde foi fuzilado, pasmem, diante do seu filho, o futuro general Abreu e Lima.

Autor: luislins

Pernambucano, Casado, quatro filhos, Servidor Público.

Obrigado pela sua participação!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.